Pular para o conteúdo

Novo Porsche Panamera Chega ao Brasil com Potência de 544 cv e Preço de R$ 922 Mil

A Porsche anunciou oficialmente a chegada do novo Panamera ao Brasil. A terceira geração deste modelo esportivo traz uma nova motorização híbrida e uma série de tecnologias, embora mantenha um visual que não difere drasticamente do seu antecessor. O Panamera é disponibilizado em duas versões: Panamera 4 E-Hybrid e Panamera 4S E-Hybrid, com preços de R$ 803 mil e R$ 922 mil, respectivamente.

Porsche Panamera

Design Externo

Os detalhes de design do novo Panamera são sutis e, possivelmente, perceptíveis apenas para os entusiastas da marca. O modelo apresenta um visual mais clean, com uma entrada de ar posicionada acima da placa dianteira e arcos de para-lamas mais acentuados, que acomodam novos faróis LED Matrix, uma opção que vem com 32.000 pixels e custa R$ 16.753. Na traseira, as lanternas foram reformuladas, os difusores do para-choque ganharam um tamanho maior e o vidro apresenta um ângulo mais inclinado, conferindo uma imagem mais esportiva ao carro. As rodas de 21 polegadas são equipadas com parafusos antifurto.

Interior e Tecnologia

O interior mantém a estrutura da cabine em forma de ‘T’, com painel e console central harmoniosamente integrados. Os acabamentos podem ser escolhidos entre madeira, alumínio ou fibra de carbono, mas o console sempre exibe um acabamento em preto brilhante. Assim como no novo Cayenne, a Porsche moveu o seletor do câmbio do console central para o painel, posicionado à esquerda da central multimídia de 12,3 polegadas, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O quadro de instrumentos digital possui 12,6 polegadas e um head-up display opcional, que projeta informações importantes na linha de visão do motorista.

Dimensões do Veículo

Em relação às suas dimensões, o Panamera 2025 mede 5,05 metros de comprimento, 1,94 metros de largura, 1,42 metros de altura e possui um entre-eixos de 2,95 metros. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, oferecendo um espaço considerável para bagagens.

Motorização Híbrida

No mercado brasileiro, a versão Panamera 4 E-Hybrid conta com um motor V6 2.9 turbo que entrega 304 cv, complementado por um motor elétrico que adiciona mais 190 cv. Isso resulta em uma potência total de 470 cv e torque de 66,3 kgfm. A transmissão é a PDK de oito velocidades, permitindo que essa versão acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 280 km/h. Para atingir 200 km/h, o modelo leva 16,2 segundos.

Porsche Panamera branco na estrada
Foto: Reprodução/Porsche

A versão mais cara, o Panamera 4S E-Hybrid, mantém a mesma motorização, mas com um motor a combustão mais potente, gerando 353 cv. A combinação de potência e torque nesta versão chega a 544 cv e 76,5 kgfm. O desempenho é impressionante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h.

Ambas as versões possuem uma bateria de 25,9 kWh, que pode ser recarregada em quase 3 horas em corrente alternada (AC) com 11 kW. A autonomia no modo elétrico, conforme medido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), é de 63 km.

Motorização na Europa

É importante notar que, na Europa, o Panamera é oferecido com uma configuração diferente que combina um motor V8 4.0 biturbo com um motor elétrico, resultando em uma potência total de 680 cv e um torque de 94,8 kgfm. Essa versão foi testada pela revista Autoesporte, evidenciando a variedade de opções disponíveis para o modelo.

Suspensão e Conforto

A Porsche informou que a plataforma do Panamera foi mantida, mas com diversas melhorias estruturais. O novo sedã vem equipado com uma suspensão a ar e o sistema PASM (Porsche Active Suspension Management). Este sistema conta com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, conectados a uma bomba hidráulica operada eletricamente. Isso permite um ajuste dinâmico do fluxo de volume nos amortecedores, adaptando-se rapidamente às condições de condução. Como resultado, os ocupantes do Panamera não sentem as variações durante frenagens bruscas, acelerações ou curvas fechadas.

Esse sistema de suspensão, no entanto, é um opcional que tem um custo adicional de R$ 57.494. A Porsche tem se destacado na engenharia de suspensão, garantindo que seus veículos mantenham o conforto e a estabilidade, mesmo em situações de alta performance.

Conclusão

O lançamento do novo Porsche Panamera no Brasil representa uma continuação do legado da marca em produzir veículos de alta performance com tecnologia avançada. Embora o design externo mantenha uma continuidade em relação ao modelo anterior, as melhorias na motorização híbrida, nas tecnologias de infotainment e no conforto da suspensão mostram que a Porsche está comprometida em evoluir constantemente.

Com potências que variam de 470 cv a 544 cv, o Panamera é um sedã que não só oferece desempenho impressionante, mas também uma série de características que o tornam adequado para o uso diário. A combinação de motorização híbrida com um interior luxuoso e repleto de tecnologia reafirma a posição do Panamera como um dos principais esportivos do mercado.

Porsche Panamera azul na estrada
Foto: Reprodução/Porsche

Além disso, a introdução de recursos tecnológicos de ponta e a manutenção de um design clássico, mas refinado, posicionam o Panamera como uma escolha sólida para os entusiastas de automóveis que buscam não apenas um veículo de luxo, mas também um carro que entrega performance e eficiência. A Porsche, com este lançamento, reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência automotiva.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *