A Porsche, renomada fabricante de carros esportivos de luxo, divulgou as primeiras imagens do próximo SUV Cayenne de próxima geração, confirmando que o veículo será totalmente elétrico. O novo Cayenne será baseado na plataforma PPE do Macan EV e contará com pelo menos três opções de trem de força diferentes até 2030.
O CEO da Porsche, Blume, destacou que o Cayenne sempre foi referência no segmento de SUVs esportivos e acredita que a quarta geração estabelecerá novos padrões como um SUV elétrico. No entanto, é importante ressaltar que o Cayenne totalmente elétrico não será o SUV de três fileiras de assentos codinome K1, que utilizará uma plataforma completamente nova.
Ao analisarmos as fotos dos protótipos camuflados, podemos observar algumas características interessantes. O novo Cayenne elétrico apresentará faróis superiores com quatro módulos acima do para-choques, combinados com faróis baixos embutidos na parte frontal. Além disso, há uma grande abertura retangular de ar com persianas abertas e fechadas, bem como uma câmera ou sensor no centro do para-choques dianteiro. Na parte traseira, destaca-se uma nova estrutura de grade com um elemento transparente nas lanternas traseiras, juntamente com um para-choques traseiro robusto.
Vale ressaltar que os modelos Cayenne movidos a gasolina e híbridos da terceira geração continuarão a receber atualizações e ajustes por alguns anos além de 2030, em uma plataforma diferente. Isso significa que haverá uma sobreposição de modelos a combustão e elétricos por um período mais longo do que o previsto para os Macans menores. A Porsche confirmou que as versões V-8 do Cayenne também continuarão por muitos anos, graças a medidas técnicas extensas para atender aos requisitos legislativos futuros.
A previsão é que o novo Porsche Cayenne elétrico de quarta geração seja lançado entre 2027 e 2030, aproveitando grande parte da tecnologia do recém-lançado Macan Electric SUV. A configuração PPE do Macan EV apresenta uma bateria de 100 kWh capaz de alimentar motores dianteiros e traseiros para tração nas quatro rodas. Com potência variando de 335 a 630 cavalos e torque de 415 a 833 lb-ft, o Macan Electric SUV tem autonomia de até 310 milhas nas versões mais conservadoras.
É importante ressaltar que todos os Macan EVs nos Estados Unidos contam com suspensão a ar ajustável, característica que provavelmente estará presente no luxuoso Cayenne EV quando for lançado ao final desta década. Com essas inovações, a Porsche está demonstrando seu compromisso em oferecer veículos esportivos de luxo totalmente elétricos sem abrir mão do desempenho e da qualidade que a marca é conhecida.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.