Pular para o conteúdo

Chevrolet Onix Activ: O hatch “altinho” para quem ainda resiste aos SUVs

Chevrolet Onix na diagonal.
Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix, lançado no final de 2012 como substituto dos modelos Celta, Sonic e Agile, rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil em 2013. O sucesso continuou e, em 2016, a Chevrolet introduziu a versão aventureira Activ, que se destacou pela sua aparência diferenciada e características exclusivas.

A versão Activ do Onix foi lançada com o objetivo de atrair aqueles que preferem um carro com um visual mais robusto, mas ainda assim buscam a eficiência e o conforto de um hatch. O modelo ganhou uma suspensão elevada em 3 cm, pneus de perfil mais alto e alguns elementos estéticos adicionais, como racks de teto, estribos laterais e molduras dos para-lamas não pintadas. Essas alterações não apenas conferem um visual mais aventureiro, mas também melhoram a capacidade do veículo em terrenos irregulares, comparado a outros hatches convencionais.

Concorrência e Equipamentos

No mercado, o Onix Activ competiu diretamente com rivais como o Renault Sandero Stepway, o Volkswagen CrossFox, o Hyundai HB20X e o Ford Ka Freestyle. Para se destacar, o Onix Activ apostou em um acabamento de qualidade superior, com um novo painel em duas cores e uma suspensão calibrada para proporcionar um passeio mais suave. Em termos de equipamentos, o Onix Activ era bem equipado, oferecendo itens como painel com velocímetro digital, computador de bordo, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de celular, faróis de LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro e sistema OnStar, que funcionava como um concierge virtual.

Desempenho e Motor

O Onix Activ utilizava o mesmo motor das versões convencionais: o 1.4 “ECO” de quatro cilindros flexível, capaz de gerar até 106 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque. O motor estava acoplado a uma transmissão manual ou automática, ambas com seis marchas. Essa configuração oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia.

Pontos Críticos a Serem Verificados

Ao considerar a compra de um Onix Activ usado, é importante ficar atento a alguns pontos críticos que foram identificados por proprietários e especialistas:

Lateral do Chevrolet Onix.
Chevrolet Onix
  1. Qualidade da Pintura: A qualidade da pintura é um problema recorrente na linha Onix e em outros modelos da Chevrolet. Relatos de usuários e feedback em fóruns e sites de reclamação, como o Reclame Aqui, mencionam problemas como manchas, bolhas, pontos de solda, oxidação e descascamento da pintura. Esses problemas não são exclusivos do Onix, mas são uma preocupação que deve ser considerada.
  2. Sistema de Freios: Mesmo em modelos com baixa quilometragem, há queixas sobre o sistema de freios. Os problemas mais comuns incluem chiadeiras e barulhos metálicos, conforme relatos de usuários no Clube do Onix. Além disso, a durabilidade das pastilhas de freio pode ser menor do que o esperado, e pode ser necessário substituí-las por versões de melhor qualidade.
  3. Piloto Automático: Alguns proprietários sentiram falta de um controlador de velocidade de cruzeiro mais eficiente. Houve reclamações sobre a falta de redução automática de marcha em declives, o que pode afetar o controle do veículo em certas condições.
  4. Direção Elétrica: Outro ponto de atenção é a direção elétrica, que pode apresentar barulhos e, em alguns casos, tornar-se mais pesada. Esses problemas foram mencionados por alguns donos do Onix no Clube do Onix.
  5. Recall: Em junho de 2018, a Chevrolet convocou um recall para todos os modelos Onix fabricados entre 15/01/2016 e 24/05/2018. O recall visava a adição de um isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis, devido ao risco de entrada e acúmulo de água, o que poderia causar curto-circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida.

Escolha da Versão e Consumo

O Chevrolet Onix Activ estava disponível com transmissão manual ou automática, ambas com seis marchas. A escolha entre essas opções depende das preferências pessoais, mas a transmissão automática proporciona um conforto adicional, combinando bem com a suspensão mais macia do modelo.

De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível do Onix Activ varia com base no tipo de combustível e na configuração do câmbio. Com etanol, a versão automática consome até 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com gasolina, esses números melhoram para 11,2 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. A versão com câmbio manual tem consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 12,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.

O Onix Activ é um hatch projetado principalmente para uso urbano. Com sua suspensão elevada em 3 cm, ele consegue enfrentar lombadas e valetas com mais facilidade, sendo adequado para o irregular piso urbano brasileiro. No entanto, o espaço interno é limitado, com o banco traseiro oferecendo conforto apenas para duas pessoas de estatura média e um porta-malas de 280 litros, que pode ser considerado pequeno para algumas necessidades.

Para aqueles que precisam de um carro mais espaçoso, modelos como o Honda Fit Twist, com 363 litros de capacidade no porta-malas, o Renault Stepway com 320 litros, ou o Hyundai HB20X com 300 litros, podem ser opções mais adequadas.

Além disso, a escolha da cor do Onix Activ pode influenciar a revenda do veículo. Cores como o laranja Burning metálica podem ser menos atraentes para alguns compradores. Cores mais neutras, como branca Summit, prata Switchblade, cinza Graphite e preta Ouro Negro, são geralmente mais apreciadas. A cor vermelha Carmim também é uma opção, embora possa ser vista como menos convencional em comparação com o laranja.

Traseira do Chevrolet Onix marrom.
Chevrolet Onix

Conclusão

O Chevrolet Onix Activ é uma excelente escolha para quem procura um hatch “altinho” com um visual aventureiro e características que permitem enfrentar melhor as condições urbanas e rodoviárias do Brasil. Com um bom equilíbrio entre conforto e desempenho, e uma série de recursos de série que oferecem tecnologia e conveniência, ele se destaca como uma opção atraente para quem ainda resiste à popularidade dos SUVs. No entanto, ao considerar a compra de um modelo usado, é fundamental verificar os pontos críticos mencionados para garantir que o veículo atenda às suas expectativas e necessidades.

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *