Em uma reviravolta no mercado automobilístico brasileiro, a Omoda e Jaecoo, duas marcas chinesas em ascensão, estão prestes a assumir a antiga fábrica da Chery, localizada em Jacareí, no interior de São Paulo. Desde o encerramento da produção pela Chery em maio de 2022, a planta estava desativada. No entanto, as negociações entre as empresas estão avançadas e tudo indica que em breve a fábrica voltará a funcionar, agora com a produção dos carros da Omoda e Jaecoo.
As conversas entre as marcas chinesas e o conglomerado CAOA, responsável pela importação e distribuição das marcas no Brasil, estão próximas de serem finalizadas. Alex Wang, diretor das montadoras, revelou que é praticamente certo que a planta industrial de Jacareí será utilizada para fabricar os futuros modelos da Omoda e Jaecoo. No entanto, não ficou claro se a fábrica continuará sob comando da Chery ou se funcionará como uma parceria semelhante à planta de Anápolis, em Goiás, onde a CAOA e a Hyundai dividem a produção de seus carros.
A estratégia inicial das marcas chinesas é iniciar a produção com o modelo 5, um SUV cupê eletrificado que tem previsão de lançamento ainda este ano. A ideia é começar com o regime CKD, ou seja, importar o modelo da China e finalizar sua montagem utilizando peças produzidas no Brasil. No entanto, há planos futuros de expandir a produção localmente.
A escolha da fábrica de Jacareí não foi aleatória. Em entrevista ao portal Motor1.com, Shawn Xu, CEO da Chery International e responsável pela Omoda e Jaecoo, revelou que as marcas consideraram construir uma nova fábrica no Brasil. No entanto, a planta em Jacareí é especial para a Chery e, caso a produção nacional seja confirmada, esse espaço teria prioridade.
Apesar das negociações estarem avançadas, os executivos da Omoda e Jaecoo já estão considerando alternativas caso tudo não se concretize. Reuniões com políticos de outros estados foram realizadas para explorar as condições de criação de uma nova planta industrial. Até mesmo o Nordeste foi cogitado como uma possibilidade.
No entanto, ainda há incertezas sobre o desfecho das negociações. A reforma tributária em andamento pode impactar os benefícios para a Omoda e Jaecoo, enquanto a CAOA preferiu manter-se cautelosa e afirmou que nada está definitivamente acertado.
O retorno da produção na antiga fábrica da Chery em Jacareí promete movimentar o mercado automobilístico brasileiro e trazer novas opções de carros chineses para os consumidores. A expectativa é que em breve sejam divulgadas mais informações sobre os modelos que serão fabricados e os investimentos que serão feitos para revitalizar a planta industrial.
Redator web writter, está sempre por dentro de tudo sobre o universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou os trabalhos na internet em 2022, realizando pesquisas, artigos, notícias e muito mais, sobre veículos e assuntos do nicho.