Pular para o conteúdo

O que fazer se o seu carro pegar fogo?

No último dia 3, a cantora Wanessa Camargo passou por um susto enquanto se dirigia para uma gravação. Seu carro pegou fogo durante o percurso, mas felizmente o incêndio foi rapidamente controlado e ninguém ficou ferido. Essa situação, embora não tenha causado danos graves, é alarmante, perigosa e mais comum do que se imagina.

De acordo com dados da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), houve um aumento de 17% no número de carros que pegaram fogo nas rodovias paulistas em 2023 em comparação ao ano anterior. Em 2022, foram registrados cerca de 439 casos, enquanto no ano passado esse número subiu para 513.

Dentre as principais causas dos incêndios veiculares estão problemas como falhas mecânicas, vazamentos de combustível, panes no sistema elétrico e até mesmo ações criminosas. Portanto, é importante saber como identificar um possível incêndio, o que fazer caso seu carro esteja pegando fogo e como se prevenir para evitar essa situação.

O que pode fazer um carro pegar fogo?

Carro pegando fogo

Existem diversos fatores que podem causar um incêndio em um veículo, como falhas mecânicas, aumento excessivo da temperatura do motor, vazamentos de combustível e curtos-circuitos elétricos.

Segundo o Tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, um dos principais fatores é o aumento da temperatura. Com o funcionamento do motor, as partes que compõem a motorização do carro se aquecem naturalmente e o líquido de arrefecimento entra em ação para resfriá-las. Porém, sem um resfriamento adequado, a temperatura interna pode aumentar e causar incêndios.

Além disso, defeitos no sistema elétrico do veículo, como fios desencapados ou problemas nos chicotes e caixa de fusíveis, podem facilmente provocar curtos-circuitos e se tornarem focos de incêndio.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros destaca também que os veículos possuem diversas partes combustíveis, como pneus, componentes de borracha e estofamentos que utilizam espuma. Todos esses materiais são altamente inflamáveis e podem contribuir para a rápida propagação das chamas em caso de incêndio.

Como identificar um possível incêndio em seu carro?

Ao dirigir, é fundamental estar atento ao painel do veículo ou aos indicadores de temperatura. Nunca se deve continuar a viagem se houver alguma alteração nesses indicadores. Em carros mais antigos, por exemplo, o ponteiro de temperatura não deve ultrapassar o meio da marcação, que é considerada a faixa ideal de trabalho.

Caso o ponteiro vá para a zona vermelha ou acenda algum alerta nos painéis mais modernos, isso pode ser sinal de um problema grave e possível incêndio. Além disso, a presença de fumaça ou cheiro de queimado também pode indicar que algo está pegando fogo.

O que fazer se o carro pegar fogo?

Carro pegando fogo

Se o seu carro começar a pegar fogo, é importante seguir os seguintes passos:

  1. Pare o carro: caso esteja em movimento, encoste o veículo em local seguro, afastado de outros carros e pessoas.
  2. Saia do veículo: desligue o motor, retire a chave da ignição, destrave as portas, solte o cinto de segurança e saia do carro, auxiliando também os demais ocupantes.
  3. Acione o Corpo de Bombeiros: mantenha distância do veículo em chamas e ligue para o número 193 para solicitar ajuda.
  4. Não tente apagar o incêndio: a menos que você tenha treinamento adequado e um extintor de incêndio adequado, não tente combater as chamas. Espere pelo socorro especializado.

Vale ressaltar que o momento mais crítico desse procedimento é a saída do veículo. É necessário agir rapidamente e ajudar crianças em cadeirinhas ou idosos com dificuldades de locomoção. O incêndio pode derreter partes do carro e comprometer sistemas elétricos de travas, dificultando a saída.

E quanto ao extintor de incêndio?

Carro pegando fogo

A Resolução 919/2022 estabelece que o uso do extintor de incêndio é opcional em automóveis de passeio e veículos utilitários. No entanto, ele continua sendo obrigatório em caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros. Portanto, a maioria dos carros de passeio atualmente é comercializada sem o equipamento, mas é possível adquiri-lo e instalá-lo por conta própria.

É importante ressaltar que o extintor deve ser utilizado somente por pessoas capacitadas, que tenham treinamento adequado ou em casos de princípio de incêndio. Para utilizá-lo corretamente, é necessário remover o pino de segurança, apontar o jato para a base das chamas e pressionar o gatilho para extinguir o fogo inicial.

Outro ponto relevante é que, caso o extintor esteja presente no veículo, ele deve estar carregado com pó químico do tipo ABC, indicado para combater incêndios em materiais sólidos, líquidos e equipamentos energizados. O extintor também deve estar dentro da validade, com o indicador de pressão em ordem e com a marca de conformidade do Inmetro. Além disso, não deve apresentar pontos de ferrugem, amassados ou outros danos e deve estar corretamente fixado no local de instalação.

Caso um condutor seja flagrado com um extintor fora dessas especificações, ele estará cometendo uma infração grave. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), isso pode resultar em 5 pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 195,23.

Como se prevenir contra incêndios veiculares?

Mecânico

Segundo o Tenente Henrique Barcellos, para evitar que seu carro pegue fogo, é fundamental realizar as manutenções periódicas em dia. Verificar a parte elétrica, principalmente fusíveis e bateria, pode prevenir o surgimento de incêndios por curtos-circuitos.

Além disso, é importante estar sempre atento aos indicadores de temperatura, pois o superaquecimento dos sistemas mecânicos pode gerar um incêndio. Caso o veículo apresente algum problema nesse sentido, é recomendado não continuar a viagem e procurar imediatamente uma oficina para verificar o sistema de arrefecimento.

A prevenção é fundamental para evitar situações perigosas como incêndios veiculares. Mantenha seu veículo em bom estado de conservação e esteja sempre atento a sinais de problemas que possam levar a um incêndio. Em caso de emergência, siga as orientações apresentadas e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente.

Fonte: Autopapo

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volkswagen Nivus 2025 Realmente É Rápido e Econômico? Nissan Kicks Registra o Melhor Desempenho de Vendas! Desvalorização das Versões Automáticas do Volkswagen Polo Elétrico É Melhor Que A Combustão? Confira! 5 carros bons que os brasileiros ignoram!
Volkswagen Nivus 2025 Realmente É Rápido e Econômico? Nissan Kicks Registra o Melhor Desempenho de Vendas! Desvalorização das Versões Automáticas do Volkswagen Polo Elétrico É Melhor Que A Combustão? Confira! 5 carros bons que os brasileiros ignoram!