Menos de dois anos após a estreia da nova geração do Mitsubishi ASX, a versão atualizada do Renault Captur, que agora compartilha a plataforma com o SUV, chega ao mercado. Isso se dá após a inclusão da Mitsubishi na Aliança Renault-Nissan. Esta nova iteração do modelo apresenta um redesign, motores eletrificados e uma dose significativa de tecnologia para se destacar no competitivo segmento de SUVs compactos na Europa.
O SUV urbano japonês atualizado começará a ser produzido a partir de maio e está previsto para chegar às concessionárias do Velho Continente em junho, com os preços ainda a serem anunciados. No Brasil, a geração anterior, anteriormente uma exclusividade da Mitsubishi e rebatizada como Outlander Sport em 2020, foi descontinuada no final de 2021.
O novo visual

O ASX 2024 mantém suas dimensões de 4,23 metros de comprimento, superando muitos de seus concorrentes Stellantis nesse aspecto. Em comparação com o Captur, a principal distinção está na dianteira, com o característico Dynamic Shield da marca japonesa. Apesar disso, ele ainda se baseia na plataforma CMF-B da fabricante francesa. A lateral permanece praticamente inalterada, com destaque para o novo design das rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas. Na traseira, as luzes LED em forma de C envolvem as letras “Mitsubishi” no centro da tampa do porta-malas.
O interior
A cabine do Mitsubishi ASX 2024 assemelha-se ao Captur renovado, apresentando painéis de instrumentos digitais de 7 ou 10 polegadas (dependendo da versão) e um monitor central vertical de 10,4 polegadas. O sistema multimídia é baseado no Android Automotive 12, integrando diversos serviços do Google, do Maps ao assistente de voz. Esse sistema pode ser atualizado sem fio, sem necessidade de visita à concessionária, para acesso a novos aplicativos e recursos.
Logo abaixo do monitor central, há botões físicos para controlar o ar-condicionado, enquanto o console central abriga duas tomadas USB Tipo-C e uma área para carregamento de smartphone sem fio. O ASX também herda do Captur o banco traseiro deslizante, que pode ser movido 16 cm para proporcionar mais espaço para os ocupantes ou para a bagagem. Isso aumenta a capacidade do porta-malas de 484 para 616 litros com os assentos totalmente recuados. Ao rebater os encostos dos bancos traseiros, o volume disponível chega a 1.596 litros. Esses números sofrem ligeira redução com a opção pelo ASX Hybrid, variando de 348 a 1.458 litros.

Motores e tecnologia
O novo Mitsubishi ASX é movido exclusivamente por motores a gasolina, alguns dos quais são eletrificados. A linha de motores começa com o não-híbrido 1.0 TCe de 92 cv ou 160 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. Em seguida, os clientes podem optar por dois motores híbridos leves de 1.3, gerando 142 cv (26,5 kgfm) ou 160 cv (27,5 kgfm).
O primeiro é emparelhado com uma caixa de câmbio manual, enquanto o segundo é ligado a uma transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades. Por fim, há um conjunto motriz híbrido convencional de 145 cv disponível com transmissão automática, o mesmo layout usado pela Renault em seus modelos E-TECH Full Hybrid. No quesito assistência ao motorista, o Mitsubishi ASX 2024 oferece uma série de sistemas como itens de série, incluindo frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, sensores de estacionamento, câmera de ré, entre outros.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.