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Nova montadora chinesa (Neta), quer fabricar veículos no Brasil!

As fabricantes de automóveis chinesas estão cada vez mais solidificando sua presença em território global, com um olhar especial voltado para a América do Sul e, mais especificamente, para o Brasil. Este movimento é evidenciado pela expansão de grandes nomes como GWM, BYD e Chery, através da parceria com a Caoa, além da chegada iminente da Omoda/Jaecoo ao mercado brasileiro. Em um desenvolvimento recente, a Neta Auto anunciou sua entrada oficial no Brasil, marcando mais um passo importante para o avanço chinês na indústria automobilística local.

A Neta Auto, braço automotivo da Hozon, uma relevante companhia chinesa de tecnologia fundada em 2014, emergiu em 2016 com o lançamento do Neta N01 em 2018. Este SUV compacto elétrico simboliza o início da trajetória da marca que se destaca por sua rápida evolução e crescimento. Em 2021, firmou importantes acordos de cooperação com gigantes como Huawei e CATL, focando em conectividade e soluções avançadas para baterias. Já em 2022, a empresa expandiu suas operações para a Tailândia, com planos de iniciar a produção local no ano seguinte.

O nome “Neta”, inspirado em uma lenda chinesa sobre um menino persistente em seus sonhos, reflete a filosofia da marca. No Brasil, a Neta Auto almeja posicionar-se ao lado de grandes nomes como GWM e BYD, concentrando-se especialmente no segmento de veículos elétricos – uma área que a empresa acredita ser dominada pelos chineses em vários mercados globais, incluindo o brasileiro.

Hozon Neta S
Hozon Neta S

A previsão é que até 2024, a Neta Auto lance três modelos no Brasil. Embora os nomes específicos ainda não tenham sido divulgados, espera-se que incluam variantes como o Neta L, N e X, com o modelo GT sendo considerado para lançamento futuro. Esses veículos estarão disponíveis em diferentes faixas de preço, atendendo a uma ampla gama de consumidores.

Destacando-se por características como sistemas avançados de condução autônoma, alta conectividade e interação intuitiva com motoristas e passageiros, além de atualizações remotas do software do veículo, a Neta promete oferecer um portfólio diversificado que incluirá tanto veículos elétricos quanto híbridos. A marca também explora o potencial uso do etanol em seus futuros modelos híbridos e baseará quase toda sua linha na plataforma tecnológica Shanhai 2.0.

Planos de Fabricação Nacional

Em um movimento estratégico para fortalecer sua presença no Brasil e na América do Sul, a Neta Auto planeja estabelecer uma fábrica no país. Inicialmente operando sob o regime CKD (Completely Knocked Down), semelhante ao adotado pela empresa no México, esta instalação abastecerá tanto o mercado brasileiro quanto outros mercados sul-americanos. Embora as operações locais ainda dependam de importações da China em 2024, a empresa já está trabalhando na construção de uma robusta estrutura de vendas e pós-vendas no Brasil – um aspecto altamente valorizado pelo mercado local.

Nos próximos meses serão nomeados concessionários oficiais e espera-se que as vendas tenham início no segundo semestre do ano. Com essa expansão estratégica, a Neta Auto se posiciona como uma nova força no crescente mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos, prometendo trazer inovação e tecnologia avançada aos consumidores locais.

Fonte: Motor1

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