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Motos que mudaram pouco para ficar mais caras!

O mercado de motos está em constante evolução e as montadoras precisam atualizar seus modelos para se manterem competitivas. Mesmo as motos mais consolidadas precisam passar por mudanças para permanecerem relevantes ou darem espaço a modelos melhores.

No entanto, essas mudanças muitas vezes são mais estéticas do que benéficas para o consumidor, levando-os a comprar motos mais caras apenas pela novidade e beleza. Embora algumas motos realmente tenham melhorias significativas além da aparência, muitas vezes elas substituem suas antecessoras no mercado, oferecendo praticamente o mesmo desempenho, justificando assim o aumento no preço.

Yamaha

Um exemplo disso é a Yamaha FZ 25, que anteriormente era conhecida como Yamaha Fazer. A versão 2018 sofreu melhorias em seu design, chassi, posição de pilotagem e até mesmo no motor, embora ainda mantenha a mesma base há décadas. Embora tenha se tornado uma moto esportiva melhor, o preço sugerido aumentou em R$ 1.370, passando de R$ 13.620 para R$ 14.990 na época.

Outro exemplo é a Yamaha Lander 250, que passou por mudanças estéticas semelhantes à XTZ 250. Ela abandonou sua pegada mais cross e adotou um estilo mais trail, se inspirando na extinta XT 660R. Apesar disso, ela continua ocupando a mesma posição de mercado e foi lançada com um preço sugerido de R$ 18.990.

Honda XRE 300

A Honda XRE 300 Sahara também passou por uma reformulação para se adaptar ao mercado. A montadora decidiu homenagear a antiga Sahara e uniu os modelos XRE 300 e Sahara 350, resultando na XRE 300 Sahara. No entanto, o preço sugerido aumentou de R$ 25.600 para R$ 27.090.

A Dafra Apache 200, sucessora da Apache 150, foi lançada com tecnologia mais avançada e um design totalmente diferente. Essa mudança foi necessária para justificar o preço sugerido de R$ 12.490, já que não seria viável cobrar esse valor pela versão anterior, que havia sido descontinuada em 2016.

Zontes T350

Por fim, a marca Zontes trouxe novidades para o mercado brasileiro, mas diferentemente das outras marcas, apenas o motor foi alterado. As antigas T 310, R 310 e V 310 agora se chamam T 350, R 350 e V 350. Essas mudanças resultaram em motos mais potentes e fortes, mas a justificativa por trás delas pode ser facilmente analisada pelo aspecto mercadológico. Os preços variam entre R$ 28.880 e R$ 32.300.

Em resumo, as mudanças estéticas nas motos muitas vezes não trazem grandes benefícios aos consumidores. Apesar de algumas melhorias significativas, muitas vezes as motos continuam oferecendo o mesmo desempenho de suas antecessoras, justificando assim o aumento no preço. É importante que os consumidores avaliem cuidadosamente se essas mudanças realmente trazem vantagens antes de investirem em uma nova moto.

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