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Moto GP irá reduzir a cilindrada das motos a partir de 2027

Em um movimento estratégico para aprimorar a segurança e equilibrar a competição, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou importantes alterações nas especificações técnicas para a categoria MotoGP. A partir da temporada de 2027, as motocicletas enfrentarão limitações mais rigorosas, destacando-se a redução na capacidade dos motores de 1.000 cm³ para 850 cm³.

Esta medida reflete a preocupação crescente com o aumento progressivo das velocidades atingidas nas pistas, buscando um controle mais efetivo sobre o desempenho das máquinas.

Entenda as Principais Mudanças

A revisão regulatória, que recebeu luz verde da Comissão do MotoGP em 26 de abril, não se limita apenas à diminuição da cilindrada dos motores. Dentre as modificações, destaca-se também a redução no peso mínimo das motocicletas de 157 kg para 153 kg. Essa decisão visa compensar a perda de potência devido à limitação do tamanho do motor, além de refletir adaptações naturais pelo enxugamento dos componentes mecânicos.

Outra mudança significativa é a restrição no uso de dispositivos que alteram a altura das motos, uma prática que vinha sendo utilizada para otimizar o desempenho em diferentes segmentos da corrida. Além disso, as regras agora impõem limites mais estritos ao tamanho do tanque de combustível e especificam o tipo de combustível permitido, alinhando-se com as tendências globais por soluções mais sustentáveis.

No que tange à aerodinâmica, as motocicletas verão suas dimensões externas serem reduzidas. A largura máxima permitida para a carenagem dianteira passará de 600 mm para 550 mm, enquanto a altura máxima da parte traseira será ajustada de 1250 mm para 1150 mm. Essas alterações têm como objetivo não apenas diminuir as velocidades máximas mas também promover uma competição mais acirrada, valorizando a habilidade dos pilotos.

Moto GP

Impacto nas Estratégias das Equipes

Com a limitação no número de caixas de câmbio utilizadas por temporada para cada motocicleta, passando de um máximo de 24 para apenas 16, as equipes deverão repensar suas estratégias logísticas e técnicas. Esta medida não só desafia os engenheiros a desenvolverem componentes mais duráveis mas também enfatiza a importância da gestão eficiente dos recursos durante o campeonato.

As novas regulamentações introduzidas pela FIM representam um marco significativo na história do MotoGP. Ao buscar um equilíbrio entre desempenho e segurança, estas mudanças visam garantir que o esporte continue evoluindo de forma sustentável e emocionante para os fãs ao redor do mundo. As equipes e pilotos agora têm um novo conjunto de desafios pela frente, antecipando uma era de inovações técnicas e estratégias refinadas no cenário mundial do motociclismo.

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