A General Motors (GM) poderia estar avaliando a possibilidade de trazer o modelo Monza, fabricado na China, para o mercado brasileiro. Essa decisão pode ser uma solução para suprir a ausência do Chevrolet Cruze, que teve sua produção descontinuada no país.
Com o fim da fabricação do Cruze, a GM deixará de oferecer sedãs médios ou compactos-médios no mercado brasileiro, ficando apenas com o Onix Plus como opção. No entanto, o Onix Plus não atende às demandas dos consumidores mais exigentes que procuram por sedãs médios, devido ao acabamento interno simplificado, espaço interno limitado e motor limitado a 1.0 litro (aspirado ou turboalimentado).
Nesse contexto, o novo Monza chinês pode se apresentar como uma alternativa intrigante para os consumidores brasileiros. Semelhante ao Volkswagen Virtus, o Monza possui dimensões que estão entre um sedã compacto e um sedã médio, o que o posiciona para competir em faixas de preço com modelos mais compactos, como o Onix Plus, e também com sedãs médios, podendo potencialmente substituir o Jetta 250 TSI que foi descontinuado.
Dessa forma, o Monza tem potencial para atrair tanto os clientes que consideram o Onix Plus muito pequeno e com acabamento abaixo da média quanto aqueles que em breve não terão mais opções após a descontinuação do Cruze. As dimensões do Monza são muito semelhantes às do Cruze, tornando-o um sedã compacto e médio, maior que o Onix Plus e levemente abaixo do Cruze.
O Chevrolet Monza chinês: dimensões e design atualizado
O Monza é construído na plataforma GM-PATAC K, uma variante simplificada da plataforma D2XXX utilizada pelo Chevrolet Cruze. Essa plataforma é considerada superior à plataforma GEM utilizada pelo Onix Plus, Onix e Tracker.
Com 4,65 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,46 metros de altura, as dimensões do Monza se alinham com as do Cruze. A distância entre-eixos é de 2,64 metros, com pouca diferença em relação ao Cruze. Comparado ao Onix Plus, o Monza é notavelmente maior em todos os aspectos.
Para o ano modelo de 2023, o Monza passou por uma atualização que incorporou a nova linguagem de design global da Chevrolet. Os faróis ficaram mais estreitos e agora possuem iluminação LED, além de uma assinatura visual mais agressiva. O para-choque também sofreu alterações, apresentando uma entrada de ar inferior maior e uma moldura cromada com design em forma de X.
No interior, o Monza apresenta melhorias significativas em relação ao seu antecessor. O painel foi completamente redesenhado e agora conta com um painel de instrumentos digital configurável integrado ao sistema de infoentretenimento. As saídas de ar nas bordas lembram turbinas de avião, o acabamento interno foi aprimorado e o console central é elevado.
Motorização eficiente e tecnologia avançada
Na China, o Monza está disponível com duas opções de motorização. As versões básicas são equipadas com um motor 1.5 litro de aspiração natural que entrega 114 cv e 14,3 kgf.m de torque. Essas versões, assim como a versão híbrida, são capazes de obter uma excelente média de consumo, podendo chegar a cerca de 16 a 18 km/l na estrada.
Já as versões mais avançadas possuem um motor turbo de 1.3 litro com injeção direta, que produz 163 cv e 23,5 kg.m de torque, podendo fazer até 21 km/l. Além disso, essas versões contam com um sistema híbrido suave de 48 volts, substituindo o alternador por um pequeno motor elétrico que auxilia na redução do consumo de combustível. A transmissão é sempre uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.
Entre as características notáveis do Monza 2023 estão duas telas de 10,25 polegadas integradas em uma mesma moldura, sendo uma utilizada como painel de instrumentos e outra como centro de infoentretenimento. Essa configuração é semelhante à encontrada no Tracker RS chinês e tem potencial para ser implementada em outros modelos da marca.
A possibilidade da volta do nome Monza ou escolha de outro nome
Embora a GM ainda não tenha confirmado oficialmente a introdução do Monza no Brasil, a perspectiva de oferecer um sedã compacto-médio mais refinado e com dimensões semelhantes às do Cruze descontinuado, pode chamar a atenção dos consumidores brasileiros que procuram um veículo nessa categoria. Aguardamos por novos desenvolvimentos para determinar se o Monza será de fato lançado no mercado interno.
E na sua opinião, caso a Chevrolet decida lançar o Monza chinês no Brasil, ele deveria herdar o nome do nosso antigo Monza, que saiu de linha em 1996 para dar lugar ao Chevrolet Vectra, ou deveria vir com um novo nome, ou até mesmo resgatar outro nome conhecido, como Prisma, Cobalt, entre outros?
Veja um vídeo de como é o Monza Chines!
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