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Primeira imagem do VW Tera aparece de forma inusitada e revela mais do que o novo SUV

A Volkswagen acaba de dar um passo inesperado ao revelar uma nova imagem do seu futuro SUV de entrada, o Tera, não em um evento oficial ou teaser publicitário, mas como parte de um comunicado interno sobre uma mudança estratégica no seu time de comunicação no Brasil. A imagem do aguardado modelo surgiu de forma discreta, ilustrando o anúncio de Ricardo Dilser como novo gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos da marca no país.

Volksawagen Tera vermelho parado na diagonal.
Foto: Divulgação

Um novo rosto para a comunicação da Volkswagen

Ricardo Dilser assume uma posição de destaque na estrutura da montadora alemã no Brasil. Ele será o responsável por fortalecer o relacionamento com jornalistas e influenciadores, além de dar continuidade a projetos que valorizam a história da empresa no país. Sua chegada marca também o início de uma nova fase para a área de Comunicação da Volkswagen, que busca se aproximar ainda mais do público e da imprensa.

Segundo Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da marca, a experiência e o talento de Dilser serão fundamentais nesse novo momento. Ele destacou que, além de reforçar o vínculo com a imprensa, a atuação de Dilser será essencial para impulsionar projetos que celebram o legado da montadora, como a iniciativa “Garagem Volkswagen”, dedicada aos modelos clássicos.

O perfil do novo porta-voz

Formado em Administração de Empresas, Dilser tem uma longa trajetória no mundo automotivo. Começou sua carreira no jornalismo especializado, tendo atuado como repórter, editor e até piloto de testes em revistas de renome. Entre suas passagens mais marcantes estão veículos como Quatro Rodas, Oficina Mecânica, Motor Show e Auto & Técnica.

Mas sua jornada não ficou restrita à imprensa. Ele também atuou em áreas técnicas, como gerente de projetos de motores da FPT Industrial. Passou pelas principais montadoras do país, incluindo Fiat, FCA e o Grupo Stellantis, sempre em funções estratégicas na comunicação de produtos. Recentemente, brilhou na televisão como apresentador e líder de conteúdo do programa AutoEsporte, da TV Globo.

Volksawagen Tera azul do lado do Ricardo Dilser.
Foto: Divulgação

Declaração de entusiasmo e promessa de inovação

Na ocasião do anúncio, Dilser se mostrou entusiasmado com o novo desafio. Declarou estar extremamente feliz por integrar o time da Volkswagen e fazer parte de uma empresa com uma trajetória tão sólida no Brasil. Para ele, o cargo representa não apenas uma oportunidade profissional, mas também uma chance de contribuir com um futuro mais sustentável e inovador por meio da comunicação e dos produtos que estão por vir.

Ele também reforçou que se sente privilegiado em colaborar com uma marca que completou 72 anos de atuação no Brasil, e que tem em seu portfólio ícones da indústria automotiva nacional.

Novo SUV aparece em meio ao anúncio corporativo

Embora o foco do comunicado tenha sido a chegada de Ricardo Dilser, o que mais chamou a atenção foi a sutil inclusão de uma imagem inédita do VW Tera. O novo SUV compacto, que será posicionado abaixo do T-Cross, aparece discretamente no material oficial da Volkswagen, revelando parte de seu design.

Mesmo sem muitos detalhes técnicos, a imagem indica que o Tera apostará em linhas modernas e robustas, com forte apelo visual para o público jovem. A silhueta remete a um SUV urbano com dimensões compactas, ideal para enfrentar o trânsito das grandes cidades, mas com uma pegada visual que sugere esportividade e presença.

Esse flagra involuntário atiça ainda mais a curiosidade sobre o lançamento, previsto para os próximos meses. A expectativa é que o Tera utilize a mesma plataforma MQB-A0 do Polo e do Virtus, com motorização 1.0 TSI, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho e economia.

O que esperar do Tera no mercado brasileiro?

A chegada do Tera deve acirrar a disputa no segmento de SUVs compactos, especialmente entre modelos mais acessíveis. Com preços provavelmente mais baixos que o T-Cross, o novo modelo poderá ser uma alternativa direta a veículos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Hyundai HB20X.

A estratégia da Volkswagen parece ser clara: oferecer um SUV de entrada com visual marcante, boa tecnologia embarcada e o confiável conjunto mecânico já conhecido em outros modelos da marca. Com a popularização dos SUVs no país, a marca aposta no Tera para atrair novos consumidores que buscam a posição elevada ao dirigir e o design arrojado que virou tendência no mercado.

Comunicação e produto andando juntos

A revelação simultânea da nova liderança de comunicação e a prévia do Tera não parece ser apenas coincidência. A Volkswagen está sinalizando que pretende unir estratégia de imagem e produto de forma mais integrada. Com a experiência de Dilser e um portfólio renovado, a marca se prepara para dar novos passos no competitivo mercado automotivo brasileiro.

Traseira do Volksawagen Tera vermelho.
Foto: Divulgação

O anúncio, portanto, foi mais do que institucional: foi também um aperitivo do que está por vir. E se depender do apelo visual do Tera e da bagagem de seu novo gerente de comunicação, os próximos capítulos prometem movimentar bastante o setor.

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