A Hyundai está determinada a renovar seu portfólio de produtos no país, após o acordo com a CAOA que permitirá a importação, distribuição e produção de modelos que antes estavam sob responsabilidade do grupo brasileiro.
De acordo com informações do site UOL, a montadora sul-coreana planeja lançar uma picape compacta derivada do Creta, além de trazer para o mercado brasileiro a Santa Cruz, que até então havia sido descartada. O desenvolvimento da primeira picape é um projeto que a marca já vem estudando desde a primeira geração do modelo, com o conceito STC.
A previsão é que esses novos veículos sejam lançados entre o final de 2025 e o início de 2026. A picape derivada do Creta terá porte equivalente ao da Renault Oroch e Chevrolet Montana, seguindo a mesma estratégia adotada pela Volkswagen em sua nova picape compacta.
Ao contrário de outros modelos mais caros da Hyundai, a picape do Creta – cujo nome ainda não foi definido – deverá ser produzida em Piracicaba, onde o SUV é fabricado. Até o momento, não há planos conhecidos para produzir esse modelo em Anápolis. No entanto, essa decisão exigirá investimentos adicionais e expansão da planta paulista, que já opera no limite de sua capacidade e impede que modelos como o HB20S tenham o mesmo desempenho de um Onix Plus, por exemplo.
Quanto à motorização, espera-se que a picape seja equipada com o motor Smartstream-G 1.6 Turbo Flex, que atualmente entrega 177 cavalos. No entanto, não podemos descartar a possibilidade de utilizar a versão com sistema MHEV de 48V, já presente no Kia Sportage, para entregar 180 cavalos e 27 kgfm de torque. É importante ressaltar que essa configuração seria destinada à versão topo de linha, uma vez que, para competir com os concorrentes, a Hyundai também precisará oferecer um motor 1.0 TGDI com 120 cavalos e 17,5 kgfm ou até mesmo uma opção eletrificada com 20,4 kgfm.
Quanto à importada Santa Cruz, que serviu como referência para o desenvolvimento da Ram Rampage pela Stellantis ao lado da Maverick, a Hyundai finalmente trará o modelo para o Brasil. Com quase cinco metros de comprimento, ela terá porte semelhante ao da Toro e ficará posicionada acima da picape Creta. Seu objetivo será rivalizar não com a picape da Fiat, mas sim com a Rampage, utilizando seu motor 2.5 TGDI de 285 cavalos para enfrentar o Hurricane 2.0 de 272 cavalos. A previsão é que esse modelo chegue ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2025. Em caso de sucesso, existe a possibilidade técnica de ser produzida pela CAOA, em Goiás, junto com o Novo Tucson.
Com essas novidades, a Hyundai busca se manter competitiva no mercado brasileiro e atender às demandas dos consumidores por picapes compactas de qualidade. A expectativa é que esses lançamentos impulsionem as vendas da marca e aumentem sua participação no segmento automotivo nacional.
Fonte: Notícias Automotivas
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.