Recentemente, diversos proprietários do GWM Haval H6 PHEV34 2025 enfrentaram problemas sérios com seus veículos. De acordo com relatos, muitos motoristas notaram uma perda significativa de potência quando dirigiam em altas velocidades com o ar-condicionado ligado, o que, em alguns casos, levou a paradas inesperadas dos SUVs. Este problema, que começou a ser reportado no início de julho, gerou preocupações suficientes para que a GWM, fabricante da marca chinesa, agisse rapidamente.
Os relatos começaram a aparecer no aplicativo My GWM, onde os proprietários detalhavam suas experiências com o veículo. Alguns clientes informaram que, devido à perda de potência, seus veículos chegaram a ficar parados por até uma hora, sem conseguir ser religados. Essa situação alarmante levou a GWM a reconhecer o problema e a convocar os proprietários para uma inspeção dos seus veículos.
Investigando a causa, a montadora identificou que a válvula termostática do sistema de refrigeração da bateria de alta tensão estava com funcionamento irregular. A função dessa válvula é crucial: ela deve direcionar o fluido refrigerante para resfriar as baterias do Haval H6 PHEV34 2025. No entanto, a válvula estava falhando em sua tarefa, o que resultava no superaquecimento do sistema. Quando o sistema de resfriamento não conseguia manter a temperatura adequada, o veículo acionava o Modo de Proteção, um mecanismo que reduz a potência do motor para evitar danos maiores. Isso provocava uma luz de alerta no painel e uma queda abrupta na potência do motor.
O problema ocorria principalmente quando o veículo estava em rodovias e o ar-condicionado estava em uso, condições que elevavam a demanda sobre as baterias. Para resolver essa questão, a GWM adotou duas abordagens. Inicialmente, a solução foi substituir a válvula termostática defeituosa. Segundo Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM, a substituição foi realizada em 24 veículos e foi bem-sucedida em resolver o problema.
Além dessa solução, os engenheiros da GWM identificaram uma abordagem adicional para corrigir o problema: atualizar o software de gerenciamento das baterias. Esta atualização pode ser feita em cerca de 18 minutos, mas é importante ressaltar que, devido à natureza crítica do módulo de segurança envolvido, essa atualização deve ser feita em uma concessionária autorizada e não pode ser realizada via atualização remota (“Over The Air”).
Vale destacar que os problemas relatados estão restritos ao modelo Haval H6 PHEV34 2025. A versão anterior do modelo utilizava uma válvula diferente, que não apresentou os mesmos problemas.
A GWM está trabalhando para garantir que todos os proprietários do Haval H6 PHEV34 2025 afetados possam resolver esse problema rapidamente e voltar a usar seus veículos sem preocupações. A montadora enfatiza a importância de seguir as recomendações e levar os veículos às concessionárias para a devida inspeção e atualização, assegurando a segurança e a confiabilidade dos SUVs.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.