Com a quantidade limitada de pontos de recarga para carros elétricos, a rede de carregamento Electrify America adotou uma medida rigorosa para evitar o uso indevido de seus carregadores. A empresa anunciou que penalizará os clientes que ultrapassarem o tempo permitido de carregamento, que é quando o veículo atinge 85% de carga.
A Electrify America informou que irá multar motoristas que deixarem seus carros conectados além desse limite. É importante destacar que o processo de carregamento de um carro elétrico difere do abastecimento de um veículo a combustão. Os carregadores rápidos conseguem recarregar uma bateria de 0% a 80% rapidamente, mas os últimos 20% costumam levar muito mais tempo.

Robert Barossa, presidente da Electrify America, enfatiza que os carregadores rápidos não devem ser utilizados para esse tipo de recarga. Assim, a empresa estabelecerá um limite de 85% em suas dez estações mais movimentadas na Califórnia, nos EUA. Caso o motorista não desconecte o veículo após um período de tolerância de dez minutos, será cobrada uma taxa de $0,40 (aproximadamente R$ 2,20) por minuto de “tempo ocioso”. Uma abordagem semelhante já é aplicada pela Volvo no Brasil, que cobra R$ 5 por minuto para motoristas que deixarem seus carros conectados após a finalização da recarga.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.