O Jeep Commander foi lançado no Brasil em 2022 com a proposta de conquistar o segmento de SUVs médios e grandes, principalmente para quem busca um modelo com até sete lugares, e rapidamente se firmou como uma opção competitiva frente aos rivais como o Caoa Chery Tiggo 8 e o Volkswagen Tiguan Allspace. Apesar do sucesso nas vendas, com uma média de 1.377 unidades por mês em 2024, o modelo enfrentava críticas relacionadas ao seu desempenho dinâmico. O design robusto e imponente do Commander, que remetia a um visual mais esportivo, parecia não ser acompanhado de um desempenho igualmente empolgante, o que levou alguns a questionarem sua proposta. A chegada de uma versão mais potente e esportiva, com o motor 2.0 Turbo Hurricane, vem para mudar esse cenário e posicionar o Commander como uma verdadeira “vitrine de performance” no mercado.
A versão topo de linha, a Commander Blackhawk Hurricane, foi pensada para redefinir a experiência ao volante e é a mais cara da linha, com preço sugerido de R$ 327.590. Ela é equipada com o motor 2.0 turbo de 272 cavalos de potência e torque de 40,8 kgfm, aliado a uma transmissão automática de 9 marchas. Essa configuração visa entregar mais emoção ao volante, oferecendo um desempenho muito superior ao dos modelos anteriores, principalmente no quesito aceleração e resposta. A principal promessa é oferecer um comportamento mais ágil e esportivo sem perder a versatilidade e o conforto que caracterizam o modelo.
O Motor Hurricane 4 e o Desempenho Inesperado
O motor Hurricane 4, com 272 cv e 40,8 kgfm de torque, foi apresentado pela primeira vez na picape Ram Rampage R/T e logo se estendeu para o Jeep Compass e, mais recentemente, para o Jeep Commander. Este motor a gasolina de 2.0 litros promete uma performance superior às versões anteriores do Commander, com um desempenho que surpreende em um veículo de quase 1,9 tonelada.
Quando você pisa no acelerador, a sensação é de um poder instantâneo, com a aceleração de 0 a 100 km/h sendo alcançada em cerca de 7 segundos, cerca de 3 segundos mais rápido que as versões com o motor 1.3 turbo. Embora o “turbolag” – aquele atraso típico de motores turboalimentados – seja discreto, a resposta do motor é quase imediata quando o acelerador é pressionado. Essa performance é ainda mais notável em trechos urbanos, onde o Commander Blackhawk Hurricane pode se mover com agilidade, mesmo em meio ao tráfego mais denso. A transmissão automática de 9 marchas com modo manual sequencial ajuda a manter o motor em sua faixa ideal de rotação, oferecendo uma experiência de condução suave e, ao mesmo tempo, excitante.
A tração integral AWD on demand, com sistema de seletor de terrenos e reduzida, garante que o Blackhawk Hurricane não perca desempenho nem nas situações mais desafiadoras, como em pisos escorregadios ou em terrenos mais acidentados. Isso, combinado com a altura livre de 20,2 cm e rodas aro 19 com pneus 235/50, ajuda o SUV a se comportar bem tanto no asfalto quanto fora dele, embora o torque do motor só seja plenamente aproveitado em rotações mais altas (a partir dos 3.000 rpm).
Nos testes de velocidade, a Jeep afirma que o Commander Blackhawk Hurricane pode atingir até 220 km/h. Embora não tenha sido possível testar essa velocidade máxima durante a avaliação, a impressão é de que o modelo oferece uma experiência de direção muito mais esportiva e ágil, mantendo a estabilidade em altas velocidades. Além disso, a suspensão foi especialmente calibrada para garantir que o veículo seja firme o suficiente para oferecer uma condução dinâmica, mas sem comprometer o conforto, o que é uma característica importante para um modelo voltado para o uso familiar, como o Commander.
Design e Estilo: A Vitrine de Performance do Commander
A versão Blackhawk do Commander é facilmente identificável pelo acabamento exclusivo e pelos detalhes de design que realçam a esportividade do modelo. A grade frontal, que mantém as tradicionais sete fendas da Jeep, ganhou um novo visual, com faixas horizontais, ao invés do padrão de colmeia. A traseira, por sua vez, traz saídas duplas de escape e um badge Blackhawk, além de detalhes escurecidos que conferem um ar mais agressivo e moderno ao veículo.
O interior do Blackhawk Hurricane também reflete esse toque esportivo. O acabamento em suede preto no console e nos bancos frontais, que possuem a inscrição “Blackhawk” bordada no encosto, cria uma atmosfera de exclusividade. As rodas de 19 polegadas e as pinças de freio vermelhas são outros toques visuais que reforçam o apelo esportivo do modelo.
Além disso, a versão Blackhawk está disponível nas cores Sing Gray e Cinza Granite, ambas com o teto pintado de preto, e na versão totalmente preta Preto Carbon, que é a opção do modelo testado. Não há acréscimo de preço para escolha das cores ou de outros opcionais.
Tecnologia e Conforto a Bordo: Tudo o que Você Espera de um Jeep
Dentro do Jeep Commander Blackhawk Hurricane, a tecnologia e o conforto se destacam como itens de série. O painel digital de 10,25 polegadas oferece uma leitura clara e permite a personalização das informações exibidas, enquanto a central multimídia de 10,1 polegadas conta com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de integração com a plataforma Adventure Intelligence, que oferece conectividade com Wi-Fi, roteador interno e até controle remoto de funções como travamento de portas e ignição via aplicativo.
Outro ponto positivo é a presença de um teto solar panorâmico, que contribui para a sensação de amplitude no interior. O ar-condicionado de duas zonas mantém o ambiente agradável, enquanto o sistema de som Harman Kardon garante qualidade sonora superior. Em termos de segurança, a versão Blackhawk traz uma série de recursos avançados, como sete airbags, assistente ativo de direção, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e sistema de estacionamento semi-autônomo. O modelo também inclui sistemas de frenagem autônoma, alerta de colisão com detecção de pedestres, além de faróis altos automáticos e reconhecimento de placas de trânsito.
No que diz respeito ao espaço interno, o Commander Blackhawk Hurricane não decepciona. Os bancos dianteiros oferecem bom suporte e são ajustáveis eletricamente, enquanto a segunda fileira de bancos pode acomodar até três ocupantes de forma confortável. Para os passageiros traseiros, há saídas de ar-condicionado, tomadas USB e até uma tomada de 110V, que permite conectar dispositivos como laptops. O porta-malas oferece generosos 661 litros de capacidade, que pode ser reduzida para 233 litros com sete ocupantes a bordo.
Impressões ao Dirigir: Conforto e Potência em Harmonia
Ao dirigir o Commander Blackhawk Hurricane, a sensação de leveza e agilidade é impressionante, especialmente quando comparado a outros SUVs de seu porte. A aceleração é vigorosa, e o motor entrega a potência de forma quase instantânea. Com o motor 2.0 turbo de 272 cv, o Commander não só faz jus ao seu visual imponente, mas também oferece uma experiência de direção dinâmica que agrada até os motoristas mais exigentes.
O modelo se comporta muito bem em estradas e estradas secundárias, oferecendo uma excelente estabilidade a velocidades mais altas e sendo muito ágil nas ultrapassagens. A suspensão foi projetada para manter o equilíbrio entre conforto e desempenho, e, embora o modelo seja mais focado na condução esportiva, ele não compromete o bem-estar a bordo.
No off-road, o Jeep Commander Blackhawk Hurricane ainda se sai bem, graças à tração integral, seletor de terrenos e o bom curso da suspensão, que ajudam o veículo a superar obstáculos. No entanto, devido ao torque mais alto em rotações mais elevadas, os motores diesel, como o da versão Overland TD380, ainda possuem vantagem quando o assunto é off-road pesado.
Consumo e Eficiência: Realidade no Uso Diário
Em termos de consumo, o Commander Blackhawk Hurricane apresenta médias de 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, valores relativamente altos para um motor a gasolina em um veículo deste porte. Embora o consumo não seja dos mais econômicos, o desempenho que ele entrega justifica esses números.
Conclusão
O Jeep Commander Blackhawk Hurricane é uma verdadeira evolução do modelo, oferecendo desempenho, conforto e tecnologia avançada em um pacote único. O motor 2.0 turbo de 272 cv transforma o Commander em um SUV ágil e potente, capaz de atender tanto às necessidades de quem busca um carro para o dia a dia quanto aos que desejam um veículo com mais emoção ao volante. Com um design esportivo, uma cabine repleta de recursos e tecnologias de ponta, e uma dirigibilidade excepcional, o Blackhawk Hurricane coloca o Commander no topo da gama, tornando-se a opção mais completa e emocionante da linha. Para quem busca um SUV de sete lugares com desempenho de esportivo, o Jeep Commander Blackhawk Hurricane é, sem dúvida, uma das melhores opções do mercado.
Ficha Técnica – Jeep Commander Blackhawk Hurricane
- Motor: 2.0 turbo a gasolina, 272 cv e 40,8 kgfm de torque
- Transmissão: Automática de 9 marchas
- Tração: 4×4 com seletor de terrenos e reduzida
- Suspensão: Independente nas quatro rodas
- Peso: 1.886 kg
- Capacidade do porta-malas: 661 litros
- Consumo: 8 km/l na cidade, 10,2 km/l na estrada
- Preço: R$ 327.590
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.