O segmento de hatches compactos oferece uma variedade de opções para diferentes perfis de consumidores, e o Hyundai HB20 se destaca como uma das preferências dos brasileiros. Desde seu lançamento em 2012, ele conquistou uma sólida base de admiradores. Neste artigo, vamos analisar a versão Limited Plus, que é a mais cara da linha com motor aspirado, e discutir se realmente vale a pena investir nela.
Um Lançamento Marcante
O Hyundai HB20 entrou no mercado em 2012 com um design inovador, diferente do que era comum na época. Em 2015 e 2018, o modelo passou por algumas atualizações estéticas, mas foi a partir de 2020 que seu visual gerou polêmica, recebendo até críticas. Contudo, com o tempo, o design evoluiu e ganhou uma aparência mais refinada. A nova versão apresenta faróis grandes, uma grade frontal escurecida e um capô com vincos bem definidos. As rodas de liga leve de 15 polegadas também foram atualizadas.
No entanto, a traseira do HB20 apresenta um ponto a ser melhorado. As lanternas interligadas resultaram em um posicionamento que dificulta a visualização das luzes de direção para os motoristas que vêm atrás. Isso é uma preocupação constante entre os proprietários e poderia ser facilmente resolvido pelo fabricante, além de melhorar a localização da luz de ré.
Visibilidade e Acesso
Apesar das críticas, a visibilidade do HB20 é boa, com janelas amplas que facilitam as manobras. No entanto, os retrovisores poderiam ser um pouco maiores. O acesso à cabine é facilitado pela boa abertura das portas, que são leves e fáceis de manobrar.
Desempenho ao Volante
A versão Limited Plus do Hyundai HB20 é ágil tanto na cidade quanto na estrada. O motor de três cilindros 1.0 naturalmente aspirado oferece 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina, com um torque de 10,2 kgfm e 9,4 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas, e com seu peso de pouco mais de 990 kg, o modelo se mostra eficiente, mesmo com o ar-condicionado ligado. A transmissão tem engates satisfatórios, embora o engate da marcha à ré poderia ser mais preciso.
O consumo de combustível está de acordo com as expectativas para um hatch compacto, com médias de 10,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada ao usar etanol. A suspensão garante um bom comportamento dinâmico, e a direção elétrica tem um peso adequado em altas velocidades.
Espaço Interno e Conforto
Com 4,01 metros de comprimento, o HB20 é fácil de estacionar e comporta bem até quatro passageiros, com um espaço razoável para pernas e joelhos. O porta-malas oferece 300 litros de capacidade, embora a ausência de um banco traseiro bipartido possa ser um ponto negativo.
O pedal de embreagem tem um acionamento suave, mas o motor tricilíndrico transmite algumas vibrações para dentro da cabine, algo que poderia ser mitigado com a adição de isolamento acústico. Os bancos são confortáveis, porém, considerando o preço, poderiam ser revestidos em couro.
Ergonomia e Tecnologia
A posição de dirigir é elevada e os comandos são bem posicionados, mas a quantidade de porta-objetos poderia ser maior. Apenas uma garrafa de um litro cabe no porta-copos ao lado do motorista.
Um dos destaques do HB20 Limited Plus é o painel digital, que é totalmente personalizável e de fácil visualização, embora falte um indicador de troca de marcha. A central multimídia blueMedia de oito polegadas conta com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, oferecendo uma interface rápida e eficiente.
Equipamentos e Segurança
Como a versão mais cara com motor aspirado, o HB20 Limited Plus custa cerca de R$ 96.390 e vem bem equipado. De série, ele oferece chave presencial, rodas de liga leve, central multimídia com câmera de ré, ar-condicionado, travamento automático das portas e sensor de estacionamento, entre outros.
Contudo, a ausência de um carregador de celular por indução é notável. Em termos de segurança, o HB20 Limited Plus inclui Isofix, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios ABS. O piloto automático, embora útil, poderia ter um acionamento mais simplificado.
Os retrovisores são ajustáveis eletricamente, mas não possuem iluminação nos comandos. O acabamento interno é bem feito, com detalhes em plástico que não transmitem a sensação de ser um carro de baixo custo. O descansa-braço dianteiro é regulável e confortável, mas o porta-luvas poderia ser maior e iluminado.
Considerações Finais
A pergunta que fica é: vale a pena comprar o HB20 Limited Plus? A resposta é sim. O modelo é bem equilibrado e possui características que o tornam competitivo no mercado. Entre as versões aspiradas, a Limited Plus oferece o melhor custo-benefício, com um pacote de equipamentos que justifica o investimento.
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Se você está disposto a pagar um pouco mais, a escolha do HB20 Limited Plus é recomendada em relação ao Comfort Plus, principalmente pela combinação de desempenho, consumo e itens de série. Com isso, o Hyundai HB20 Limited Plus continua a ser uma escolha sólida para quem busca um hatch compacto confiável e bem equipado.
Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares.