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7 carros usados que podem acabar custando muito dinheiro

Adquirir um carro usado que, quando novo, era considerado um modelo de luxo ou muito desejado pode ser uma excelente oportunidade para ter um veículo bem equipado, confortável e de bom desempenho. No entanto, para muitos, esse tipo de compra acaba se tornando uma armadilha financeira. Embora esses veículos possam proporcionar uma experiência de direção satisfatória e muito conforto, eles também têm um ponto fraco: os altos custos de manutenção e a dificuldade de encontrar peças de reposição. Abaixo, você verá uma lista de 7 carros que, inicialmente, podem parecer uma boa escolha, mas que, com o tempo, farão você gastar mais do que imaginava.

1. Land Rover Discovery 4

O Land Rover Discovery 4 é um exemplo clássico de um SUV de luxo que pode se tornar um grande problema financeiro ao longo do tempo. Embora seja um carro robusto e confortável, sua manutenção pode ser extremamente cara. Peças de reposição, principalmente os componentes dos motores V6 e V8, são bastante caras, e isso sem contar que o modelo é complexo de se reparar. Em alguns casos, até mesmo a troca de peças simples, como a correia dentada, pode exigir a separação da cabine da base do veículo, o que pode resultar em custos de mão de obra que variam de R$ 8 mil a R$ 15 mil. Essa complexidade e o preço elevado das peças fazem do Discovery 4 um modelo arriscado para quem busca um veículo acessível e barato de manter.

Discovery Sp. SE 2.0 4x4 Dies Aut.(Híb.) 2023
Discovery Sp. SE 2.0 4×4 Dies Aut.(Híb.) 2023. Foto: Reprodução

2. Chevrolet Captiva

A Chevrolet Captiva foi um dos SUVs mais populares do Brasil quando chegou ao mercado em 2008, mas com o passar dos anos, sua manutenção se tornou um verdadeiro pesadelo. Importado do México, o modelo tem problemas recorrentes, principalmente nas versões equipadas com o motor V6 Alloytec ou o 2.4 Duratec. A dificuldade em encontrar peças para o powertrain e os problemas crônicos na suspensão e na transmissão automática são os maiores desafios enfrentados pelos donos do Captiva. Além disso, a disponibilidade limitada de peças e a falta de mecânicos que conheçam bem o modelo tornam a manutenção do Captiva um processo caro e demorado.

Captiva branca na diagonal.
Foto: Reprodução

3. Citroën C4 Lounge

O Citroën C4 Lounge é outro modelo que apresenta altos custos de manutenção, especialmente devido à péssima experiência de pós-venda que a marca francesa ofereceu em algumas épocas. As peças para esse sedã costumam ser caras, e as revisões também têm preços elevados, o que fez muitos donos do C4 Lounge negligenciarem a manutenção do veículo, mesmo enquanto ainda estava na garantia. Além disso, o modelo sofre de problemas recorrentes, como falhas na transmissão, na parte elétrica e na suspensão. As oficinas também cobram valores altos para reparar esses componentes, tornando o C4 Lounge um carro que, ao longo do tempo, vai drenar muito dinheiro de seu proprietário.

Citroën C4.
Citroën traz oferta imperdível para o C3 e C4.

4. Chery Celer

O Chery Celer, um modelo de entrada da marca chinesa, foi fabricado no Brasil pela montadora que, posteriormente, fechou sua unidade de produção em Jacareí (SP). Embora o preço de compra inicial do Celer seja atrativo, ele tem uma série de problemas que tornam sua manutenção cara e difícil. O modelo teve vendas limitadas no Brasil, o que torna difícil encontrar peças de reposição, especialmente componentes de carroceria e peças mecânicas. Além disso, o Celer sofre de falhas recorrentes, como folgas nos pedais, defeitos elétricos e quebras do trambulador do câmbio. Tais problemas exigem reparos que nem todos os mecânicos estão dispostos a realizar, o que aumenta ainda mais os custos de manutenção desse veículo.

Chery Celer branco em movimento na estrada.
Chery Celer

5. Mitsubishi Pajero Full

O Mitsubishi Pajero Full é um dos SUVs mais imponentes e robustos do mercado, mas também está na lista dos carros que podem fazer você gastar mais do que gostaria. Embora seja um veículo com excelente capacidade off-road e um desempenho notável, o Pajero Full tem peças caras e difíceis de encontrar, especialmente itens de suspensão e do diferencial. Além disso, como é um modelo de grande complexidade, não é recomendado utilizar componentes não originais ou fazer adaptações que possam comprometer o desempenho do carro. Em casos de falhas no sistema de transmissão ou na tração 4×4, o conserto pode facilmente ultrapassar R$ 15 mil. Esse custo de manutenção elevado torna o Pajero Full um modelo que, ao longo do tempo, pode pesar no bolso de seu proprietário.

Pajero Sport.
Pajero Sport.

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6. Smart Fortwo

O Smart Fortwo é um veículo compacto e urbano que pode parecer uma boa opção para quem busca um carro pequeno e eficiente para a cidade, mas sua manutenção é conhecida por ser cara e complicada. Produzido pela Mercedes-Benz, o Smart Fortwo foi um modelo que não obteve grande sucesso de vendas no Brasil, o que torna a tarefa de encontrar mecânicos especializados e peças de reposição um desafio. Um exemplo disso é o alto custo para reparar a transmissão automatizada, que pode facilmente ultrapassar R$ 5 mil. Como o modelo foi vendido em números limitados, é comum que os proprietários precisem recorrer a compras de peças no exterior, o que aumenta ainda mais o custo de manutenção.

Smart ForTwo Cabriolet 2012 branco a diagonal.
Foto: Reprodução

7. Fiat 500

O Fiat 500, apesar de ser um carro estiloso e bem equipado, também pode se tornar um grande transtorno para quem não está preparado para lidar com os altos custos de manutenção. O modelo, especialmente nas versões com o motor 1.4 Multiair, possui peças caras, principalmente componentes de carroceria, como para-choques, para-brisas e faróis. Além disso, a suspensão do Fiat 500 sofre com os buracos e imperfeições das ruas brasileiras, e as peças de reposição, como pivôs, buchas e amortecedores, costumam ter valores elevados. Um orçamento para a troca desses itens pode chegar facilmente a R$ 5 mil, o que pode ser um grande choque para quem comprou o carro acreditando que ele seria econômico a longo prazo.

Fiat 500e 2024 prata carregando
Foto: Reprodução/Fiat
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