A Fiat está expandindo sua presença no mercado de picapes médias com o lançamento da Titano, após o sucesso das suas outras duas versões, a Strada e a Toro. Com esse novo modelo, a montadora italiana pretende aumentar sua participação no segmento, mesmo enfrentando uma concorrência acirrada de marcas renomadas como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Apesar de ter um volume de produção menor em comparação aos principais concorrentes, a Fiat aposta na qualidade e nas inovações da Titano para conquistar os consumidores.

A Fiat Titano será oferecida em três versões distintas: Endurance, Volcano e Ranch. Todas as versões contarão com um motor 2.2 turbodiesel importado da Itália e compartilhado com a Ducato. Esse motor possui uma potência de 180 cv a 3.750 rpm e um torque de 37,7 kgf.m a 2.000 rpm quando combinado com o câmbio manual de 6 marchas. Já com o câmbio automático, também de 6 marchas, o torque aumenta para 40,8 kgf.m a 2.000 rpm. Em todas as configurações, a picape terá tração 4×4, com reduzida e bloqueio mecânico de diferencial traseiro.
- Fiat Titano Endurance (R$ 219.990)
- Fiat Titano Volcano (R$ 239.990)
- Fiat Titano Ranch (R$ 259.990)

Baseada no projeto global da Peugeot Landtrek, apresentado em 2020, a Fiat Titano recebeu algumas mudanças específicas para se adequar à identidade visual da marca italiana. A engenharia da Fiat também recalibrou todo o sistema de suspensão da picape, visando a robustez e o desempenho fora-de-estrada. Em relação ao consumo de combustível, a Titano apresenta uma média de 9,6 km/litro na cidade e estrada com câmbio manual, e 8,5 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada com câmbio automático, segundo o Inmetro.
No interior da Titano, houve algumas alterações em relação à Landtrek, como a substituição da bolsa do airbag do volante. No entanto, o aro do volante foi mantido. Nas versões mais caras, a picape conta com uma central multimídia de 10 polegadas que oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto através de cabo. O console central também apresenta um conjunto de botões herdados da Peugeot para a seleção de funções como o ar-condicionado.

Diferente da maioria das picapes médias, que já adotaram a direção elétrica, a Titano ainda utiliza a direção hidráulica. No sistema de suspensão e freios, encontramos um eixo rígido com feixe de molas na traseira e suspensão duplo-A na dianteira. Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira. Essa configuração é comum em picapes médias menos potentes.
Em termos de dimensões e capacidades, a Fiat Titano possui 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura e 1.858 mm de altura. A caçamba tem capacidade para transportar 1.109 litros ou 1.020 kg de carga. Para lidar com situações off-road, a Titano conta com um ângulo de entrada de 29º, saída de 27º e altura mínima do solo de 235 mm. Além disso, a picape possui capacidade de reboque de até 3.500 kg em carretas com freio.

A Fiat destaca que a Titano é o primeiro produto da marca a oferecer uma garantia de 5 anos. Além disso, a montadora afirma que os custos de manutenção da picape são até 32% mais baratos em comparação com os concorrentes. A Titano está sendo produzida no Uruguai e será vendida no Brasil através das 520 concessionárias da marca.
Dados técnicos
- Motor 2.2 turbodiesel com potência de 180 cv
- Câmbio manual de 6 marchas (ou automático, também de 6 marchas)
- Tração 4×4 com reduzida e bloqueio mecânico de diferencial traseiro
- Central multimídia de 10 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto com fio
- Direção hidráulica
- Suspensão dianteira duplo-A e traseira com eixo rígido e feixe de molas
- Freios a disco na dianteira e tambor na traseira
- Capacidade da caçamba: 1.109 litros ou 1.020 kg de carga
- Capacidade de reboque: até 3.500 kg em carretas com freio
Lista de equipamentos
| Equipamentos | Fiat Titano Endurance | Fiat Titano Volcano | Fiat Titano Ranch |
|---|---|---|---|
| Câmbio manual de 6 marchas | Sim | Não | Não |
| Câmbio automático de 6 marchas | Não | Sim | Sim |
| Tração 4×4 com reduzida e bloqueio mecânico do diferencial traseiro | Sim | Sim | Sim |
| Piloto automático e limitador de velocidade | Sim | Sim | Sim |
| Assistente de partida em rampas | Sim | Sim | Sim |
| Assistente de descida | Sim | Sim | Sim |
| Controle de tração e estabilidade | Sim | Sim | Sim |
| Assistente de reboque | Sim | Sim | Sim |
| Airbags (frontais, laterais e de cortina) | 6 | 6 | 6 |
| Ar-condicionado | Sim | Sim | Sim |
| Ar-condicionado automático de duas zonas | Não | Não | Sim |
| Direção hidráulica | Sim | Sim | Sim |
| Luzes diurnas halógenas | Sim | Sim | Sim |
| Faróis de neblina | Não | Sim | Sim |
| Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade | Sim | Sim | Sim |
| Som com USB e Bluetooth | Sim | Sim | Sim |
| Central multimídia com tela de 10” e espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto | Não | Sim | Sim |
| Câmera 180º | Não | Sim | Sim |
| Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré | Não | Sim | Sim |
| Bancos em couro | Não | Sim | Sim |
| Bancos em couro com ajustes elétricos | Não | Não | Sim |
| Volante em couro | Não | Sim | Sim |
| Painel com computador de bordo colorido de 4,2” | Não | Sim | Sim |
| Faróis e lanternas em LEDs | Não | Não | Sim |
| Rodas de 17” em aço e pneus 265/65 | Sim | Não | Não |
| Rodas de 17” diamantadas com pneus 265/65 | Não | Sim | Não |
| Rodas de 18” diamantadas com pneus 265/60 | Não | Não | Sim |
| Assoalho em vinil | Sim | Não | Não |
| Assoalho em carpete | Não | Sim | Não |
| Protetor de caçamba | Não | Sim | Sim |
| Capota marítima | Não | Sim | Sim |
| Santantonio cromado | Não | Não | Sim |
| Estribo lateral | Não | Não | Sim |
| Aviso de saída de faixa | Não | Não | Sim |
| Rebatimento elétrico dos retrovisores externos | Não | Não | Sim |
| Sensor de chuva | Não | Não | Sim |
| Acendimento automático dos faróis | Não | Não | Sim |
| Monitor de pressão dos pneus | Não | Não | Sim |
| Sensor de estacionamento dianteiro | Não | Não | Sim |
| GPS integrado | Não | Não | Sim |
| Chave presencial com partida por botão | Não | Não | Sim |
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal IPVA2024.app.br, publicando artigos e notícias sobre os impostos que incidem sobre os veículos.