Pular para o conteúdo

Por que é possível fazer 18 km/l com etanol, mas poucos conseguem atingir essa média?

Nos dias de hoje, é uma tarefa desafiadora para carros modernos a combustão alcançar uma média superior a 18 km/l utilizando etanol, mesmo em condições ideais de rodagem. Essa performance, apesar de difícil, é tecnicamente possível. Há 41 anos, a Volkswagen organizou uma competição entre 520 taxistas em São Paulo, onde o novo Gol a etanol obteve a impressionante marca de 18,32 km/l.

O Torneio de Economia e seus Resultados

Em 1982, a Volkswagen promoveu o “Torneio de Economia VW Gol a Álcool”, onde os participantes percorreram 37,2 km, sendo 85% do percurso realizado em vias urbanas. Embora a competição tenha servido como uma grande propaganda para o modelo, ela também levantou questões sobre o que impede o etanol de atingir esse rendimento atualmente.

Gol G1.
Gol G1.

Desafios Modernos do Etanol

Renato Romio, engenheiro do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que as exigências de controle de emissões de poluentes e a evolução dos motores flex têm impactado a eficiência do etanol. Hoje, o álcool apresenta um consumo cerca de 30% maior em comparação com a gasolina, enquanto que, há décadas, essa diferença era de aproximadamente 15%.

Nos anos 80, os carros movidos a álcool eram muito mais econômicos devido ao ajuste dos motores, que trabalhavam com uma mistura mais pobre. Isso significava que o etanol alcançava até 85% da eficiência energética da gasolina, enquanto, atualmente, esse número gira em torno de 70%. Essa eficácia maior era possível porque o etanol possui características físico-químicas que permitem uma queima mais eficiente, já que contém oxigênio em sua composição.

Impacto das Novas Tecnologias

Com a introdução do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e a adoção de catalisadores nos motores a partir dos anos 90, o cenário mudou drasticamente. O funcionamento adequado do catalisador exigiu um equilíbrio entre a quantidade de ar e etanol na combustão, resultando em um aumento no consumo de combustível. Essa mudança fez com que a mistura se tornasse mais rica, semelhante à utilizada com a gasolina.

Volkswagen Gol G3 amarelo na diagonal
Foto: Reprodução/Volkswagen

Além disso, a chegada dos motores flex foi um fator crucial na diminuição da eficiência do etanol. Esses motores foram projetados para operar com uma taxa de compressão intermediária, o que não é ideal para o etanol, que se beneficia de taxas de compressão mais altas. E, como se não bastasse, a gasolina brasileira já contém 27% de etanol em sua formulação, o que torna ainda mais difícil para o etanol puro competir em termos de eficiência.

A Flexibilidade dos Combustíveis

O fato de os motores flex aceitarem tanto gasolina quanto etanol, ou uma mistura de ambos, resulta em um desempenho que não é o ideal para nenhum dos combustíveis. Essa flexibilidade, embora conveniente para o consumidor, compromete a eficiência total que cada combustível poderia oferecer se utilizado em um motor dedicado.

Possibilidade de Motores Exclusivos para Etanol

Uma solução viável seria o retorno de motores projetados exclusivamente para o uso de etanol. Há três anos, a antiga FCA, agora parte da Stellantis, anunciou a intenção de desenvolver um motor turbo 100% a etanol, com o objetivo de aproximar seu consumo ao de motores a gasolina. No entanto, o projeto foi cancelado, aparentemente devido à resistência dos consumidores em depender exclusivamente do etanol, que está sujeito a variáveis como clima, safras e flutuações no preço do açúcar.

A Eficiência Potencial do Etanol

Romio conclui que, embora um motor dedicado ao etanol poderia ter um consumo inferior ao dos motores flex, ele não alcançaria os 85% de eficiência em relação à gasolina que era comum há 40 anos, antes da introdução dos catalisadores. Atualmente, um motor projetado apenas para etanol poderia alcançar cerca de 80% de eficiência, um avanço significativo, mas ainda abaixo do potencial histórico.

Considerações Finais

A história do etanol no Brasil é repleta de avanços e desafios. Enquanto a tecnologia tem evoluído, a busca por uma maior eficiência no uso do etanol permanece uma questão em aberto. Para que o combustível derivado da cana-de-açúcar atinja seu verdadeiro potencial, é necessário um compromisso com o desenvolvimento de tecnologias que favoreçam sua utilização.

O Herói Silencioso da GM

A compreensão dos fatores que limitam o rendimento do etanol é crucial, não apenas para os fabricantes de veículos, mas também para os consumidores que buscam alternativas sustentáveis. Se a indústria automotiva conseguir superar os desafios técnicos e encontrar soluções inovadoras, é possível que, no futuro, o etanol volte a ser uma opção tão eficiente quanto nos tempos em que os veículos a álcool eram a norma nas estradas brasileiras.

Etanol tem aumento em 11 estados.
Etanol tem aumento em 11 estados.
Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *