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O líquido de arrefecimento é crucial para resfriar o motor do carro, prevenindo superaquecimentos que podem causar danos graves ao veículo.
Ele é composto por água desmineralizada e aditivo (etilenoglicol), que aumenta a temperatura de ebulição e diminui o ponto de congelamento.
Circula pelo motor, absorvendo calor, e é resfriado no radiador antes de retornar ao motor, mantendo a temperatura ideal para seu funcionamento.
A troca varia conforme o fabricante. Pode ser aos 30 mil km ou 1 ano, até 120 mil km ou 5 anos. A maioria recomenda a cada 2 anos.
Fique atento ao marcador de temperatura e ao nível do fluido. Se estiver baixo, pode haver vazamentos ou peças danificadas.
Não é recomendado completar o radiador com água, pois pode camuflar problemas e causar corrosão. Use sempre a mistura adequada de água desmineralizada e aditivo.
Em casos de emergência, use água comum para chegar à oficina. Depois, esvazie o sistema, limpe e adicione o fluido correto.
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