Fique por dentro do assunto e muito mais, logo a seguir no IPVA 2024!
O aumento de carros elétricos na China está diminuindo o consumo de gasolina. Especialistas preveem uma queda anual de 4% a 5% até 2030.
Nos últimos três anos, as vendas de veículos eletrificados triplicaram no país. Hoje, mais de 50% dos carros vendidos são elétricos ou híbridos.
Essa mudança impacta diretamente o mercado de petróleo, já que a China é responsável por cerca de 20% do consumo global de petróleo.
Atualmente, 25% do petróleo consumido na China é usado em carros. Contudo, especialistas acreditam que esse número cairá substancialmente nos próximos anos.
O pesquisador Anders Hove prevê que o uso de gasolina na China cairá 4% a 5% ao ano até 2030, influenciado pela crescente frota eletrificada.
Hoje, cerca de 10% dos carros da China são eletrificados. Esse número deve dobrar até 2027, e pode atingir 100% até 2040.
A demanda por petróleo no país, atualmente de 3,5 milhões de barris por dia, pode cair para apenas 1 milhão até 2040, se a tendência continuar.
Enquanto isso, países como os EUA ainda dependem amplamente de carros a combustão, com apenas 10% de sua frota sendo elétrica.
A China também possui uma frota de carros híbridos, que ainda utilizam gasolina, o que mantém o consumo de petróleo em algum nível.
Confira mais informações no nosso site IPVA 2024!