Pular para o conteúdo

Nova rival da Strada? Picape inédita da Volkswagen pode enterrar a Saveiro no Brasil

Um dos modelos mais tradicionais da história da Volkswagen no Brasil pode estar prestes a se despedir do mercado. Após mais de quatro décadas de estrada, a Saveiro vê sua permanência ameaçada por um novo projeto da marca alemã que promete mexer profundamente no segmento de picapes compactas.

Mesmo com tentativas recentes de atualização, a veterana Saveiro não conseguiu acompanhar o sucesso da Fiat Strada, que dominou o mercado em 2024 com números impressionantes. Enquanto a líder da categoria emplacou 144.684 unidades, a picape da Volkswagen ficou limitada a apenas 56.984 emplacamentos.

Diante desse cenário de clara desvantagem, a Volkswagen decidiu reagir e preparar o terreno para uma nova investida no setor. E, ao que tudo indica, essa resposta pode significar o fim de uma era para a Saveiro.

Volkswagen Udara a nova picape da marca.
Foto: Gerada por IA para o Agora Motor

Foco renovado no mercado de picapes

A estratégia da Volkswagen inclui um robusto investimento de R$ 3,3 bilhões na sua operação sul-americana, com destaque para a produção da nova geração da Amarok na Argentina. Porém, a cereja do bolo desse pacote é a chegada de uma picape totalmente nova, cuja fabricação será realizada na planta de São José dos Pinhais, em Curitiba (PR).

Leia também: Polo encolhe para dar lugar ao Tera: nova estratégia da Volkswagen muda tudo no hatch

Durante o anúncio dos aportes financeiros, o presidente da VW na América Latina, Alexander Seitz, confirmou que uma nova picape será desenvolvida localmente. Ele enfatizou que o novo modelo atenderá tanto ao público corporativo quanto ao consumidor comum, oferecendo versatilidade e robustez com um posicionamento agressivo.

Segundo Seitz, essa novidade usará a consagrada plataforma MQB e deve preencher uma lacuna que hoje a Saveiro já não consegue mais sustentar com a mesma eficiência de antes.

Saveiro pode sair silenciosamente do portfólio

Curiosamente, em toda a apresentação, o nome Saveiro sequer foi mencionado, o que acendeu um alerta entre os entusiastas da marca. Com esse silêncio estratégico, cresce a especulação de que a veterana compacta será discretamente retirada de cena, abrindo espaço para um produto mais moderno e alinhado às demandas atuais do mercado.

Criada em 1982 a partir da mesma base do VW Gol, a Saveiro construiu uma trajetória sólida no Brasil. Sempre presente entre as preferidas de quem busca uma picape urbana e resistente, o modelo já não desperta o mesmo interesse de outrora, especialmente diante da forte concorrência com soluções mais recentes, como a Strada e a Montana.

Projeto Udara: o futuro em testes

Os primeiros sinais da sucessora vieram à tona com os flagras do chamado Projeto Udara, que internamente é identificado como VW274. Apesar de ainda rodar camuflada com a carroceria de um Tiguan, o modelo revelou características importantes, como a suspensão traseira com eixo rígido e molas semi elípticas — exatamente o mesmo conceito que tornou a Strada referência no segmento.

Outro destaque é a utilização da plataforma MQB A0, presente em modelos modernos da marca como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e no aguardado SUV Tera. Isso reforça a aposta da marca em um produto que una eficiência estrutural, conforto e segurança.

Posicionamento e motorização

A nova picape da VW deve ocupar um espaço entre os modelos compactos, possivelmente rivalizando com a Chevrolet Montana, mas sem chegar ao porte da Fiat Toro. Estima-se que seu comprimento fique em torno de 4,75 metros, com entre-eixos de 2,8 metros — dimensões ideais para oferecer boa capacidade de carga sem comprometer a dirigibilidade urbana.

No visual, espera-se que o design acompanhe a nova linguagem da Volkswagen, com elementos já vistos no Nivus GTS. Linhas mais agressivas, faróis afilados e detalhes cromados devem fazer parte do pacote visual.

Na parte mecânica, o novo modelo deve contar com o já conhecido motor 1.0 TSI, além do 1.4 turbo. No entanto, a grande aposta está em uma futura versão híbrida equipada com o eficiente motor 1.5 TSI Evo2, alinhando o modelo com as tendências sustentáveis da indústria automotiva.

Nivus GTS.
Foto: Divulgação

Uma mudança inevitável?

Para muitos fãs da Saveiro, a notícia pode soar como o fim de um capítulo marcante da Volkswagen no Brasil. Mas, diante das exigências atuais do mercado e da necessidade de se manter competitiva, a renovação parece inevitável.

A nova picape que vem aí promete unir o melhor da tradição da marca com soluções modernas em motorização, plataforma e tecnologia. E, mesmo sem nome oficial revelado, já está cercada de grandes expectativas.

Resta agora saber se a despedida da Saveiro será silenciosa ou se a Volkswagen ainda reserva alguma homenagem à sua história. De uma forma ou de outra, a revolução no segmento já começou.

E ai, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para mais noticias e artigos sobre carros, lançamentos e dicas de manutenção!

Avalie essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *